melhor banho para semijoias

Afinal! Você Sabe porque nosso banho de Semijoias é tão resistente?

 

O melhor banho para semijoias a gente determina através de um longo e delicado processo. Há anos a Artstones estuda, testa e busca novas tecnologias para ter um banho resistente e duradouro.

Para que o acessório se assemelhe à uma joia legítima e traga segurança aos nossos artesãos, esse processo foi se aprimorando ao longo dos anos. Com experiência no assunto, sempre estamos em busca de novas ligas e tecnologias que permitam um resultado final de excelência.

 Quem já é fã de carteirinha dos nossos folheados já sabe - O banho da ArtStones não desbota e é sucesso entre os clientes da marca.

Mas esse sucesso não veio fácil! Com o tempo, muita experiência e muitos testes, descobrimos que não bastava somente ter novas tecnologias, pois o processo como um todo é que torna o banho resistente e duradouro.

E esse processo, feito em aproximadamente 12 etapas, é quem garante a qualidade e durabilidade do metal precioso aplicado nas peças.

O processo de banho das peças da ArtStones é feito através da Galvanoplastia, por isso é resistente e duradouro.

Galvanoplastia, para quem não sabe, nada mais é que o processo de aplicação de metais preciosos em peças brutas, feitas de metais NÃO preciosos, como o latão e o cobre, por exemplo.

Para que o banho atinja um resultado de excelência, tudo começa na escolha do material com o qual os acessórios são feitos. Nossos acessórios são todos feitos de latão ou cobre, não utilizamos peças de ferro, zamak ou metais pesados que possam comprometer a qualidade do banho ou a saúde dos nossos clientes.

Escolhida a matéria prima, vem o processo de solda dos pinos, argolas e montagem das peças. Nesse ponto é importante que a solda seja de alta resistência e a nossa tem 40% de prata, que garante uma excelente aderência e evita, por exemplo, que um pino se solte ao ser tarraxado. Outro ponto importante é que os pinos não podem ser muito duros, caso contrário, ao tarraxar forçam a solda (como não utilizamos peças de ferro, é comum o pino amassar uma pouquinho durante o banho, mas isso se corrige alinhando com um alicate bico de pato e não compromete a qualidade da peça).

Peça pronta, inicia-se um longo processo, feito em várias etapas até a finalização do banho.

banho-artstones-folheados

 

1° as peças são amarradas uma a uma em fio de cobre (siiim até aquelas bem miudinhas passam por esse processo). Depois, são penduradas em gancheiras, para que possam passar por todo processo de preparação e banho. 

Feita a amarração, as peças passam por um processo de limpeza feito via ultrassom. O ultrassom é um aparelho que emite uma vibração intensa e deposita milhares de micro bolhas de ar no metal promovendo uma limpeza profunda na peça.

Após a limpeza de ultrassom é a vez dos desengraxantes. Aqui no nosso processo as peças passam 3x pelos desengraxantes, só assim a peça apresentará uma superfície purificada, promovendo melhor aderência do banho.

Após o desengordurante, as peças passam pela ativação ácida, essa etapa é essencial para aderência do metal precioso na peça.

A 5° etapa é a aplicação do cobre alcalino. É nessa parte do banho que ocorre o nivelamento nas peças, cobrindo as macro porosidades.

A próxima etapa é a do cobre ácido. Essa etapa é extremamente importante, por ser um procedimento mais refinado, ele cobre as micro porosidades e promove o "alto brilho" das peças.

Finda a 6° etapa, finalmente o metal está pronto para receber o metal nobre do banho.

À partir daqui é onde definimos o tempo de duração da cor do banho nas peças. 

o 7° Processo é um selante, é nessa etapa que isolamos o metal e tornamos a peça hipoalergênica. Infelizmente muitas empresas ainda utilizam o níquel nesse processo, visto que se trata de um material resistente a oxidação, que da alta durabilidade ao próximo banho, mas também da alergia e pode causar problemas de saúde com seu uso a longo prazo.

Aqui na ArtStones todo nosso processo de banho é livre de níquel e metais nocivos.

A partir da selagem as peças são separadas para o tipo de banho final que será aplicado.

 

BANHO OURO

Se o banho final é o Ouro, as peças são encaminhadas ao Pré-Ouro, ou pré Cor como muitos costumam dizer. O pré ouro irá auxiliar na fixação do banho final que ocorre na próxima etapa.

E por fim vem a folheação. Feita em ouro 18K, os milésimos é quem vão determinar a duração do banho e resistência do mesmo ao uso e oxidação. Nosso banho leva 8 milésimos de ouro, lembrando que peças abaixo de 5 milésimos não são consideradas semi joias e sim bijuterias. Com 8 milésimos a peça costuma ter duração acima de 01 ano, claro que vai  depender dos cuidados que o usuário irá aplicar na peça. Não podemos esquecer, que embora nossas peças sejam extremamente resistentes, os cuidados são sempre necessários para boa conservação da semijoia.

Feita a Folheação é aplicada a cor. Nessa etapa é onde determinamos se o ouro será amarelo, champanhe, verde ou rosa. O nosso é o amarelo Gold Supreme, essa cor se assemelha bastante à cor das peças de ouro e trazem um ar requintado às peças.

 

BANHO PRATA

Se o banho final é Prata, as peças são encaminhadas ao Pré Prata e seguem o mesmo processo do banho Ouro, entretanto, nas peças de prata costumamos aplicar 40 milésimos de prata 1.000.

*** Importante ressaltar, que o banho prata, por mais que siga um processo de alta qualidade, não é resistente à luz e oxigênio. O enxofre presente no ar infelizmente oxida a prata e por mais perfeito que seja o processo, se a peça ficar exposta na luz, oxigênio, ou receber qualquer tipo de abrasivo ela irá amarelar, oxidar e escurecer.

Nosso banho é bem resistente devido ao verniz aplicado, mas, infelizmente ainda não existe no mercado um tratamento capaz de evitar a oxidação da peça quando exposta. Lembrando que essa característica é da prata e não da qualidade do banho.

 

 

BANHO OURO BRANCO

Se o banho final é o Ouro branco, aqui o nosso é encaminhado à Pré prata, depois as peças são banhadas a prata e por fim recebem um banho de Platina. Para quem não conhece a platina é um metal nobre, encontrado na natureza em formato de pepitas, que traz uma cor elegante e sofisticada às peças. A platina também é extremamente resistente à oxidação, tornando-se um banho de qualidade equiparada à do ouro amarelo.

***Por anos o banho ouro branco foi realizado através do metal precioso Ródio, mas, infelizmente, desde 2019 o preço do ródio tornou-se 3x mais caro que o Ouro, sendo inviável sua aplicação no processo de galvanoplastia. A saída, encontrada originalmente na Europa, foi realizar o processo do banho ouro branco com o paládio. Ocorre, que no Brasil, antes do paládio geralmente é aplicado o níquel, mas para empresas como a nossa, que prezam pelo banho hipoalergênico e exportam as peças para fora do Brasil, foram meses de testes e processos até conseguir realizar o banho sem utilização desses metais nocivos, o resultado foi um banho de metal nobre, resistente, hipoalergênico e seguro para o consumidor.

 

Por fim, feito o processo de cor, as peças recebem o verniz suíço e seguem para secagem em centrifuga e estufa. Finalizando assim a longa etapa do banho.

Ufa! parecia algo simples não é mesmo? Pois é, mas não acaba por ai não. Uma vez finalizado o banho, entra o trabalho de análise e testes das peças. É nessa hora que nossa  equipe especializada seleciona, mede e testa as peças do lote antes que sejam embaladas, seladas e disponibilizadas à venda no site.

 

Dica Esperta: Nunca deixe suas peças expostas ao ar livre ou em muita luz direta

Evite também utilizar flanela mágica, pois elas são umidecidas com abrasivos que "limpam" a peça, mas depositam química que com o tempo modificam e deterioram o banho.

Para guardar, tenha sempre uma caixinha para cada fornecedor, nunca misture peças de ferro, outros materiais ou outros fornecedores diversos, pois se houver uma contaminação, todas as peças serão atingidas.

Nunca deixe peças banhadas a prata na luz ou oxigênio. guarde em local bem fechado e coberto com pano preto. Deixar somente no veludo também não resolve, pois o veludo absorve umidade e repassa para a peça.

  • fio-de-agata-aula-sobre-pedras
facebook artstones
instagram artstones
Youtube artstones