aulas gratis semi joias

tamanho das bolinhas diferença

COMO IDENTIFICAR O TAMANHO DAS BOLINHAS?

Ai ai ai... Está ai um assunto bombástico que arrepia o cabelo de quem começa no ramo. Aqui na loja a gente já usa protetor de orelhas de tanta bronca equivocada que recebemos de clientes iniciantes. Mas fica tranquilo, pois pra te ajudar a identificar essas medidas e saber se a bolinha que deseja comprar ou que já comprou está no tamanho correto, fizemos uma aula pra lá de interessante. Bora aprender?

Lembrando que para assistir em vídeo basta descer a tela até o final da matéria. E para quem não consegue ver o vídeo agora ou prefere a leitura, o resumo da aula segue logo abaixo:

A primeira coisa que eu gosto de deixar bem claro é que quando falamos em medidas esféricas, há de se considerar que essa medida é distribuída por todo um diâmetro. Assim, uma diferença pequena que seria praticamente imperceptível em uma medida reta, torna-se bem visível na esfera. Por isso, não se assuste se receber um fio com bolas de 8mm e um deles parecer ter 6mm, quando na verdade tem 7,9mm.

Como issooo Suzana? Pois é gente, parece loucura mas é real. Bom, e por falar em loucuuuuuuraaaa, povo de Deus, criaturinhas lindas do meu coração, vamos parar de medir bolinha na régua? E desde quando régua faz curva gente? Régua é instrumento de medida reta, ou seja, não da para medir diâmetro de bolinhas com régua e fita métrica.

Há sim, mas tem gente que jura que dá e vai além, bate a foto, manda pra gente cheio de palavrinhas feias e diz que o tamanho que enviamos de bolinhas foi tudo errado. Ahã,  sei!  Mas tudo bem! A sorte é que já estamos tão acostumados que no fim, tudo acaba em risada :).

Pensando nisso e para acabar de uma vez por todas com esse perrengue, vamos aprender como é essa diferença de tamanho e principalmente qual o instrumento ideal para medir bolinhas. Agora, se você só tem uma régua ou fita métrica, não se preocupe, pois a gente tem um jeito muuuuitooo legal de descobrir o tamanho das bolinhas sem você ter que fazer curva com a régua (risos).

Como vocês podem observar na imagem acima, a diferença entre uma bola de 6 e 8 é bem visível, portanto, é importante entender bem essas medidas para definir qual a bolinha ideal para fabricar pulseiras, brincos e colares.

Aqui na loja, os tamanhos mais utilizados para pulseiras é 6 e 8mm, sendo a 8mm o tamanho preferido dos nossos clientes, principalmente nas pulseiras masculinas. Mas olha só, há também quem goste de bolas maiores, portanto, a de 10mm não é dispensável. Apenas leve em consideração que 10mm já é uma bola bem pesadinha, então é mais indicada para ser utilizava avulsa em brincos ou colares mais impactantes.

  • pulseiras-bolinhas-tamanhos  pedras para pulseira

 

Para quem faz Japamalas o tamanho ideal é 8mm. As de 10mm ficam muito pesadas em um japamala de 108 contas e as de 6mm muito miudinhas (há quem goste, portanto, fizemos uma imagem ilustrativa).

japamalas tamanho pedras

 

Já as bolinhas de 4mm, são mais utilizadas para entremeios, pulseiras infantis ou para kit de pulseiras. A verdade é que cada cliente desenvolve sua coleção de forma exclusiva, então essas informações não são uma regra, mas auxiliam para quem está começando e não tem nenhuma noção.

O que eu sempre aconselho na loja é comprar ao menos 01 fio de cada tamanho, ou ir até uma papelaria ou loja de biju e comprar 01 bolinha de cada tamanho para montar um mostruário. Assim você terá facilidade para identificar o tamanho que mais se adequa às suas necessidades.

E por falar em medida, o instrumento recomendado é o paquímetro. Existem vários modelos, mas os melhores são os digitais e os de latão. Eles dão mais precisão e com certeza vão te auxiliar muito no dia a dia.  O de latão é compacto, cabe na bolsa e em qualquer cantinho do ateliê. Já o digital é bem interessante, pois além de mostrar com muita precisão as medidas, ele ainda oferece a possibilidade de auferir a medida interna de determinada peça.

paquimetro para medir pedras

 

Agora, se você já recebeu suas bolinhas e está em dúvida se a medida está exata, mas só tem uma régua ou fita métrica por perto, não se preocupe, pois tem um jeito bem fácil de descobrir se suas bolinhas são do tamanho correto.

O primeiro passo e esticar o fio na régua ou fita métrica. Se suas bolinhas não estão no fio, procure passar em um fio ao menos umas 10 peças, pois precisamos dessa media para saber o diâmetro da bola. Se for utilizar fita métrica, certifique-se de deixar ela bem esticada, de preferência cole as pontas com fita adesiva para fazer a medida.

medindo as bolinhas

Segure firme e bem esticado o fio para ter o tamanho exato do mesmo. No caso da ilustração acima o fio mede 37.5cm e contém 64 bolinhas.

Então você pega o tamanho do seu fio e divide pela quantidade de bolinhas que ele contém (vide ilustração):

como medir bolinhas no fio

Lembre-se: Você pegou a medida do fio em centímetros, então deve considerar a medida atrás do zero = 0.58CM ou seja, 5,8mm é o tamanho médio das bolinhas desse fio.

Gostou da Aula? Então corre para nossa página de Dúvidas que tem muito mais esperando por você!

 

VEJA MAIS IMAGENS

  • tamanho das bolinhas aula artstones
  • tamanho das pedras aula artstones

Como identificar o Tamanho das Bolinhas?

Design by Auaha