curso semijoias artstones

o que são fios em pedras e contas de pedras

O QUE SÃO FIOS DE PEDRAS?

Fios em pedras, Fio de Contas, Cordão de Contas... Essas nomenclaturas aparecem com muita frequência no seu dia a dia quando você decide trabalhar com pedras naturais.

Pensando em quem está iniciando, criamos uma vídeo aula bem legal sobre o assunto. No vídeo abaixo você vai aprender tudo o que precisa saber sobre os fios antes de começar a trabalhar com eles.

Se prefere ver a aula em vídeo é só rolar até o final da tela. Agora, se  não consegue rodar um vídeo ou não pode assistir no momento, não se preocupe, abaixo vamos listar as principais informações da vídeo aula:

Fios em pedras nada mais são do que a forma que encontraram para vender as pedras em grade. Além de chamar atenção com suas cores exuberantes e variedade de modelos, ao serem passadas no fio elas podem ser penduradas, com isso as pedras sofrem menos atrito e conseguem manter um certo padrão de medida para sua comercialização.

Antigamente, as pedras eram vendidas em grama/kg, mas isso foi caindo em desuso tendo em vista que o atrito causava danos às peças, principalmente às mais delicadas. Sem contar que no pacote, as pedras não causavam o mesmo impacto visual da pedra passada no cordão. E foi assim que surgiram os fios em pedras.

A medida dos fios é de aproximadamente 39cm, mas olha só, essa medida é sempre aproximada, pois as vezes podem variar de acordo com o tipo de pedra ou formato.

Em relação a quantidade de bolinhas ou pedras no fio, sempre será proporcional ao tamanho da pedra que ele possui. Mas calma lá pessoal, esse é um assunto importante da próxima aula que espera por vocês em nossa página de Dúvidas.

Outra dica muito importante é que as pedrinhas não são mágicas galera (risos), elas são furadas e  passadas no fio. Pode parecer absurdo, mas essa dúvida aparece por aqui todos os dias. Importante salientar também, que com o avanço da tecnologia, muitas empresas trabalham com máquinas modernas que furam e já passam a bolinha no fio, então, é muito comum uma pedrinha ou outra conter um friso ou imperfeição. Lembrando que frisos são muito comuns em pedras vidradas ou cristalizadas, assim como, o furo das pedras mais duras podem apresentar algumas lasquinhas por não suportarem o atrito da broca. Se suas pedras apresentarem pequenas lasquinhas nas proximidades do furo, não se preocupe, pois essas pequenas imperfeições são facilmente "camufladas" entre os nózinhos nos colares, ou com uma pequena tulipa no brinco (assunto de aula que também estará em nosso canal). Lembrando que se você optou por trabalhar com pedras naturais é preciso conhecer essas peculiaridades e saber que isso é muito comum acontecer e faz parte desse tipo de produto.

Quanto ao tamanho do furo, geralmente eles tem entre 0.8 e 1mm, mas essa medida pode variar dependendo do lote, tamanho da pedra, etc, por isso não costumamos descrevê-lo na descrição do produto.

Por fim, recomendamos que ao receber o seu fio, a pedra seja limpa e higienizada (água corrente e sabão neutro), afinal, elas passam por muitas mãos e armazéns até chegar em sua caixinha. Já imaginou quantas impurezas e energias elas podem armazenar?

Dica Esperta: Nunca deixe uma pedra porosa ou tingida secando ao sol

Se você deseja energizar a pedra após a limpeza, deixe por 10 a 15 minutos no sol da manhã.

Agora que você já sabe tudo sobre fios em pedras, que tal incluir essa riqueza em seu carrinho de compras e encher de cores sua coleção?

Ainda tem dúvidas? Nossa página de Dúvidas está recheada de informações incríveis para você, corre lá!

VEJA MAIS IMAGENS DE FIOS EM PEDRAS

  • fio-de-agata-aula-sobre-pedras

VÍDEO AULA O QUE SÃO FIOS DE PEDRAS?

Design by Auaha